quinta-feira, 26 de novembro, 2015

Venda de celulares cai 23% até setembro, diz Abinee

A venda de aparelhos celulares caiu 23,1% de janeiro a setembro, comparado com igual período do ano passado. Os dados são da empresa de consultoria IDC Brasil, elaborados pela Abinee, organização que representa a indústria elétrica e eletrônica.
Segundo o levantamento, foram vendidos pouco mais de 39 milhões de celulares nos nove meses do ano, dos quais 36 milhões (92%) eram smartphones e 3 milhões (8%) celulares tradicionais, ou seja, com menos funções inteligentes. No ano passado, o total de aparelhos vendidos atingiu 51 milhões.
Apesar de representarem a maioria das vendas de telefones móveis, os smartphones também recuaram 5% na comparação anual. Já a retração dos celulares tradicionais foi de 76%.
Se for considerado apenas o terceiro trimestre, o mercado total de celulares atingiu 11,7 milhões de unidades, queda de 35,6% em relação a igual período de 2014.
No segundo trimestre, a venda de smartphones já havia declinado 13% em volume, em relação a igual período de 2014, para 11,3 milhões de aparelhos, segundo a consultoria. No período, a queda de receita foi de 7%, o que indicava um consumidor ainda disposto a adquirir produtos mais caros.
O IDC estimava, no segundo trimestre, que a indústria de celulares, tablets e computadores de mesa alcançará faturamento de R$ 70 bilhões neste ano. A consultoria ainda não liberou seus estudos completos em relação ao terceiro trimestre.
O presidente da Abinee, Humberto Barbato, disse ao Valor que será difícil criar uma ação para reverter a queda de vendas dos aparelhos. Uma saída para a indústria seria reduzir os preços. Mesmo assim, não há certeza de que a estratégia tenha eficiência.
"O que vivemos agora é uma desconfiança do consumidor quanto aos gastos, pelo medo de perder o emprego. A empresa não tem como lhe dar segurança para comprar", disse. "É preciso melhorar o ambiente. O quadro político gera mais preocupação.
Valor Economico
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2019 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP